sábado, 23 de novembro de 2013

Educação inclusiva - Cerca de 70 professores participam de Encontro Regional


Nesta sexta-feira, 22, a Prefeitura de Caçador através da Secretaria Municipal de Educação realizou no Salão Nobre da Casa da Cultura o Encontro Regional do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Cerca de 70 professores participaram do evento que teve como intuito promover a socialização, a integração entre os professores AEE e a troca de experiências sobre a educação inclusiva.
Participaram do encontro a vice-prefeita, Luciane Pereira; o secretário municipal de Educação, Aldonir Anciuti; a secretária adjunta de Educação, Mary Morona; a coordenadora Pedagógica, Eliane Cachinski; e a responsável pelo atendimento Educacional Especializado, Luiza Samira Flores Alves.
O encontro reuniu professores dos municípios de Caçador, Fraiburgo, Videira, Macieira, Pinheiro Preto, Iomerê, Rio das Antas, Porto União, Canoinhas e Bela Vista do Toldo, que assistiram às palestras sobre “O novo olhar do educador frente ao fenômeno da inclusão”, ministrada pelo psicólogo, Clayton Zanella e sobre “O Funcionamento neurofisiológico cerebral na aprendizagem”, ministrada pelo médico neurologista, Nabil Bittar.
A coordenadora do Atendimento Educacional Especializado, Luiza Samira Flores Alves, ressaltou que enquanto pólo, Caçador tem conseguido estabelecer um bom discurso com os municípios vizinhos e criar um grupo que argumenta bem sobre o vínculo de Educação Inclusiva. “Este encontro é importante para haver a troca de conhecimento entre os participantes, sendo um momento de ensinar e aprender, para podermos dar sustentação e suporte a Educação Inclusiva em todas estas cidades abrangentes”, destaca.

Segundo o secretário municipal de Educação, Aldonir Anciuti, a Educação Inclusiva não é somente a inclusão de alunos com deficiência. “A inclusão volta também um olhar ampliado para os alunos que são diferenciados por algo e que tem o direito de aprender. Este encontro é importante para apresentar as formas didáticas utilizadas, as experiências vividas e com certeza agregar muito mais para aplicar em sala de aula a educação inclusiva”, completa. 

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